• Palmas - TO, 18.05.2024

Sete candidatos travam batalha de propostas e ideias para resolver os velhos e graves problemas que assolam o nosso Estado.

  • Opinião
  • 31/05/18 11:12
  • Divulgação

OPINIÃO - Suas Excelências, os Candidatos...

Daqui a três dias ocorrerá a votação que encerrará o primeiro turno do processo eleitoral suplementar no Tocantins.

Sete candidatos travam batalha de propostas e ideias para resolver os velhos e graves problemas que assolam o nosso Estado.

Eu não tenho participado tão ativamente do processo eleitoral propriamente dito como devia, mas meu trabalho resume meu tempo. No entanto,  tenho acompanhado a campanha eleitoral pela televisão e o rádio (propaganda eleitoral), e nas redes sociais.

Estou um tanto apreensivo devido as proposituras dos candidatos serem muito agressivas quanto ao enfrentamento de nossos graves problemas, muito deles tomaram essa postura somente agora, e eles, a que me parece, estão se esquecendo que não dá para cumprir essas promessas todas,  esquecendo-se que a próxima gestão durará apenas 06 meses.

Também estou preocupado devido  alguns candidatos estarem dando provas inequívocas que não conhecem os problemas do Tocantins. E, se os conhecem, fizeram vista grossa, pois já estão na política há muitos anos, inclusive,  alguns candidatos são portadores de mandatos eletivos de longa data e já deveriam ter se incomodado com esse tipo de demanda. Só começaram a enxergar essa situação agora,  quando  o pleito eleitoral se avizinha.

Têm candidatos que prometem resolver todos os problemas de cirurgias de nosso Estado como num truque de mágica, como se tal situação pudesse ser resolvida, não levando em consideração que isso é um problema crônico.

O Hospital Regional de Gurupi está sem cirurgias traumato-ortopédicas desde o dia 16 de maio. A escala de médicos está "furada" há anos, e nenhum candidato sabia, ou se sabia não procurou conhecer e discutir essa questão, e nem agora se  percebeu dessa gravidade.

Tem candidato que votou pelo golpe levando o Brasil à situação que nós observamos hoje, sendo responsável direto pelo caos que nós nos encontramos, e transita tranquilamente no meio da sociedade sem nem se dar conta do mal que trouxe ao povo, nem pelo menos, pedir desculpas.

Tem candidato e apoiadores que sendo congressistas votaram pela entrega de nosso pré-sal à Shell,  tirando recursos da Saúde e da Educação. Votaram contra os trabalhadores ao aprovar a Reforma Trabalhista, que nenhum resultado prático trouxe, a não ser desemprego. Votaram em proposta para proteger Michel Temer de ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal por recebimento de propina e se diz contra a corrupção. Votou pela aprovação da PEC do teto dos gastos públicos  e, ainda,  tem coragem de subir no palanque e prometer investimentos em Saúde e Educação.

Tem candidato que nunca visitou os nossos hospitais públicos para conhecer a situação calamitosa que eles se encontram. Além de, não enfrentando essa demanda, deixar de conhecer os problemas estruturais que temos na Saúde Pública tocantinense, onde o principal prejudicado é o povo pobre.

Finalmente os nossos candidatos precisam se inteirar melhor de nossos problemas. Necessitam vivenciá-los para,  em seguida,  propor soluções.

O que  não  se conheço e  não  se ver,  não  se  tem como resolver. Nem muito menos, se propor soluções realísticas.

Cuidado em sua escolha, pois dela resultará sua colheita.