• Palmas - TO, 18.05.2024

  • Cidades
  • 29/04/24 20:06

MPTO apura eventual responsabilidade sobre morte de animal durante cavalgada em Gurupi

Após ampla divulgação, na imprensa e nas redes sociais, de imagens e notícias da morte de um animal ao final da cavalgada realizada em Gurupi, neste domingo 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Gurupi, oficiou diversos  órgãos municipais e estaduais para que informem, no prazo de 48 horas, se procederam à fiscalização durante o evento. 

Os ofícios foram encaminhados à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Polícia Militar (PMTO), Companhia de Polícia Ambiental (Cipama), à  Diretoria de Meio Ambiente do Município de Gurupi e à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

Ao Delegado Regional da Polícia Civil e à Polícia Militar foram solicitadas informações sobre registros de Boletim de Ocorrência em relação à morte do equino no centro da cidade.

A promotora de Justiça Maria Juliana Naves destaca que no último dia 09, já havia instaurado um Procedimento Administrativo para acompanhar a realização da cavalgada de abertura da 49ª Exposição Agropecuária de Gurupi, a fim de evitar maus-tratos aos animais. 

Recomendações foram enviadas aos órgãos e um Termo de Cooperação foi assinado entre o MPTO, a Prefeitura e Sindicato Rural de Gurupi e outros órgãos estaduais e municipais, para reforçar as ações de fiscalização e estratégias de preservação dos animais e do meio ambiente durante o evento.

 

NOTA SINDICATO RURAL DE GURUPI

O Sindicato Rural de Gurupi lamenta profundamente a morte de um animal, ocorrida na noite deste domingo, fora do percurso e após o término da Cavalgada.
A entidade se solidariza com todos aqueles que, assim como o próprio Sindicato Rural de Gurupi, lutam valorosamente pela defesa das causas animais.

Importante destacar que, desde o início da organização do evento, o Sindicato Rural de Gurupi sempre pensou no bem-estar dos animais, determinando quatro pontos de parada para descanso durante o percurso da Cavalgada e a instalação de três pontos de água para a hidratação e cuidado dos animais.

Além disso, o Sindicato Rural de Gurupi também colocou um veterinário à disposição, durante toda a Cavalgada, para prestar atendimento e socorrer os animais que participaram do evento e que precisaram de algum tipo de apoio.

Todos esses serviços oferecidos pelo Sindicato pelo bem-estar dos animais foram amplamente divulgados pela imprensa e era de conhecimento dos participantes.
Infelizmente, neste caso, o auxílio do veterinário oferecido pelo Sindicato Rural de Gurupi na Cavalgada não foi acionado pelo proprietário do animal, já que o referido animal morreu fora do percurso da Cavalgada e após o término do evento.

Lamentamos profundamente o ocorrido e reforçamos nosso compromisso da defesa, do cuidado e do respeito às causas animais.